domingo, 15 de julho de 2018

A respiração da Alma


Imagem: Disponível na Internet.

Existem frases que causam impacto, e nos induzem a um tempo de reflexão imediato e constante...

Hoje ouvi uma que está martelando em minha mente e em meu coração, me fazendo refletir sobre como eu tenho me comportado acerca da oração. Certo pastor, ministrando a Palavra de Deus à igreja, expôs que "A oração é a respiração da alma."

Eu sempre soube da importância da oração. Mas ouvir um conceito tão sintetizado e tão intrigante como esse, me leva a repensar qual a dimensão da importância que tenho dado à prática da oração.

Respirar é uma palavra que tem um significado profundo. Remete à própria existência. Todo e qualquer ser vivo necessita respirar para continuar vivo. Bem assim é a nossa alma. Para continuar viva e cheia de esperança, ela precisa respirar, precisa se abastecer daquilo (ou Daquele) que lhe dá o sustento.

Respirar é algo constante. Nenhum ser vivo respira uma vez e fica dias ou semanas ou meses sem respirar. É verdade que alguns animais, como o hipopótamo e o jacaré conseguem ficar um certo período de tempo embaixo d'água, contando apenas com as reservas de ar do seu próprio organismo. Mas de tempo em tempo (várias vezes ao dia, diga-se de passagem), eles precisam retornar à superfície para buscar mais oxigênio. Sem isso, eles podem morrer. E nós, por que não temos esse cuidado também, mesmo sabendo que semanas e até meses sem dar condições de respiro para nossas almas poderá nos matar (e matar para sempre)?

Pensando nessa nossa real condição de risco de morte espiritual eterna, caso não tenhamos uma vida em comunhão e santa intimidade com Deus, num relacionamento constante de oração, onde elevamos a Ele tudo o que nos causa inquietação, é que o apóstolo Paulo bem nos ordenou: "Orai sem cessar." (1Tessalonicenses 5.17)

Respirar é uma troca de gases, onde o que é útil para o organismo entra e o que é desprezível sai. No caso dos seres humanos e a maioria dos animais, inspiramos oxigênio (ar limpo) e expiramos gás carbônico (ar sujo). No caso das plantas, o processo é o inverso desse. O ar sujo é o que elas precisam para sobreviver. Mas o importante aqui é que isso também é feito através do processo de respiração. E vemos assim que a oração é a respiração que ajuda nossa alma a receber e reter o que é bom, enquanto ela aprende a identificar, desprezar e expulsar o que lhe é ruim, danoso, impróprio para a manutenção da sua saúde.

Respirar é um ato involuntário. Nenhum ser vivo respira quando quer ou fica aguardando o momento certo para fazê-lo. Por ser uma necessidade vital, o próprio Deus Criador Se encarregou de criar em nós músculos que promovem a respiração naturalmente, sem que nem mesmo nos lembremos que estamos respiramos. Já imaginou que catástrofe seria se nós tivéssemos de nos lembrarmos de respirarmos? Tal qual acontece com a alma. Por ser a oração a respiração dela, todo ser humano nasce com um vazio que clama noite e dia pelo seu preenchimento. E esse vazio tem o tamanho exato do Espírito Santo. E por isso mesmo, todos temos uma necessidade imensurável de orar, de nos encontrar com o Sagrado, de preenchermos nossa existência de razão e de satisfação. Vivemos uma busca natural e constante de satisfazermos nossa necessidade de nos religarmos com nosso Criador. É um desejo involuntário.

Porém, há muita gente que despreza essa busca ou tenta completá-la de maneira errada. Nossas almas clamam por felicidade e paz. É uma necessidade vital para todos nós. O Deus Criador Se encarregou de colocar o Seu fôlego de vida em nós, mas muitos de nós não sabem como retornar ao Seu Senhor.

O caminho que resolve tudo isso é a oração. Oração que seja mais que simplesmente fazer repetições. Oração sincera, com um coração rendido a ouvir a Voz do Senhor e aberto para receber Dele o alimento, o cuidado, os favores, o perdão e o amor.

A alma que respira na presença de Deus, é fortalecida, tem o Espírito Santo fluindo intensamente em todas as suas partes e, por isso, não gangrena. É alma sadia, robusta, intrépida, forte.

Respire fundo.
Respire profundo.
Viu o bem que te faz? Oxigena o cérebro e massageia as paredes dos pulmões.  Imagine quanto mais faz bem para a alma induzi-la a respirar o ar mais puro que há, que é a presença do Senhor...

ECC

Nenhum comentário:

Postar um comentário